Precisando de ajuda psicológica gratuita?

Precisando de ajuda psicológica gratuita?

A ajuda psicológica gratuita é um desejo e, mais do que isso, algo muito necessário para várias pessoas. Afinal, são muitos os contextos nos quais um cidadão pode precisar de psicólogo e ter o acompanhamento gratuito de um profissional é muito importante.

Normalmente, as pessoas acham que é quase impossível conseguir ajuda psicológica gratuita, inclusive porque as consultas, no geral, são bem caras.

ajuda psicológica gratuita

Felizmente, já é possível sim se beneficiar de ajuda psicológica gratuita com muito mais facilidade e, o melhor de tudo, com profissionais que são bastante capacitados.

Não importa qual seja a dificuldade que você tenha, se você deseja ajuda psicológica gratuita, este é o momento de você saber mais sobre como ela funciona. Leia tudo agora mesmo.

Há terapeutas gratuitos focados em todas as áreas

Existem muitas situações que motivam alguém a procurar por ajuda psicológica gratuita e, felizmente, também existe terapia de graça voltada a cada uma dessas coisas.

Por exemplo: há instituições especializadas em dar assistência a mulheres que sofreram alguma violência doméstica e que também têm ajuda psicológica gratuita para quem é acolhido.

Isso pode ser dito também com relação a organizações que ajudam pessoas com deficiência, que dão auxílio a vítimas de acidentes, a portadores de câncer e muito mais.

Sempre há terapeutas que se especializaram em acolher e compreender os sentimentos de pacientes que passem por essas situações específicas.

Cadastrar-se nessas instituições é importante para conseguir ajuda psicológica gratuita

Uma vez que a pessoa sente que precisa de sessão de terapia grátis porque possui um distúrbio, ela pode ir em busca das instituições e perguntar como esse tipo de assistência funciona.

Leia também:  Conheça a semelhança entre estresse e ansiedade com os transtornos mentais

No geral, essas instituições fazem um cadastro da pessoa que está buscando por ajuda, tentam entender um pouco da sua história para que, a partir de então, seja possível encaixá-la em um tipo de terapia.

É importante dizer que a ajuda psicológica gratuita nem sempre é oferecida imediatamente: é possível que a pessoa que busca pela instituição precise aguardar um tempo de acompanhamento.

O convênio médico é obrigado a proporcionar ajuda psicológica gratuita?

Infelizmente, nem mesmo as pessoas que pagam por planos de saúde estão isentas da dificuldade de achar terapia gratuita.

Isso porque, no geral, o convênio médico não é obrigado a garantir ajuda psicológica gratuita, mas ele pode tentar contornar isso com sessões sociais.

Trata-se de um pacote de sessões que esse paciente paga, mas não o valor cheio: trata-se de uma porcentagem que vai até 30%.

A verdade é que muita gente que precisa de psicólogo acaba optando por essa tarifa social porque é a forma mais viável de conseguir a sua terapia.

E o CAPS?

O CAPS é um dos principais lugares públicos destinados a atendimento psicológico e psiquiátrico. Por isso, o volume de pacientes aguardando para iniciar seu tratamento com terapeuta é muito alto, mas vale a pena fazer um cadastro e aguardar também.

No entanto, destaca-se que não adianta uma pessoa simplesmente ir até o CAPS achando que será atendida pelo psicólogo. É preciso, em primeiro lugar, que ela tenha um encaminhamento vindo da Unidade Básica de Saúde.

Assim, o primeiro passo é que se faça uma consulta na UBS e o médico solicite o acompanhamento no CAPS.

Depois disso, o sistema fará o agendamento da consulta e é só então que o paciente poderá ir até esse centro.

Leia também:  Conheça a semelhança entre estresse e ansiedade com os transtornos mentais

Algumas UBS têm acompanhamento psicológico in loco, além de ser possível fazer terapia em algumas policlínicas também, mas sempre com o atendimento primeiro do clínico geral da unidade básica.

Quer descobrir onde você pode fazer ajuda psicológica gratuita e como fazer? Veja algumas opções para isso visitando o nosso https://allwinshuangyiliu.com!

Guto